19 setembro 2013

0

# Cabelos: Hidratação com Glicerina + Dicas

Olá galera, hoje venho dizer sobre uma hidratação fácil, caseira e que cabe no bolso de todos. A hidratação com Glicerina Líquida. A glicerina é um excelente hidratante devido as suas propriedades higroscópicas, que, simplificando, quer dizer que ela absorve a umidade do ar. Mas, existem alguns segredinhos em seu uso. 

EU FIZ E APROVEI! Além de deixar macio, as pontas ficam maravilhosas. Pra quem tem as pontas ressecadas e espigadas (como eu) essa hidratação é mega recomendada. Vou dizer como eu fiz a minha hidratação.




Usei meu creme de hidratação diário, como meu cabelo é muito cheio (e também o comprimento é longo) eu fiz muita mistura e coloquei 3 colheres de sopa da Glicerina Líquida. Mas se seu cabelo não for tão cheio, você deve colocar apenas uma colher da glicerina ok?! Eu particularmente sou mega exagerada por isso as 3 colheradas kkkkk, mas também por causa do meu cabelo, creio que duas já era suficiente. Enfim... Passei a mistura nos cabelos e coloquei uma touca de plástico e por cima de alumínio para abafar bem. Atenção! Se você não abafar os cabelos o resultado pode ser o contrário, Se o ar estiver seco, ela vai agir de forma contrária, “roubando” a umidade do seu cabelo e deixando-o espetado. Deixei agir por 30 minutos. Após, enxaguei. O resultado é bem visível e você irá amar. 

O custo da minha Glicerina foi de R$3,50. Mas dependendo da sua região chega a quase R$5,00, mas não passa disso.

MENINAS DE BRASÍLIA-DF, vamos aproveitar esse tempinho de chuva e umidade que chegou (claro que aqui é maluco, tem dias secos e úmidos de uma hora pra outra. Mas quando sentir a umidade na pele...), vamos colocar mão na massa (ou melhor na mistura) e hidratar nossos fios.

Saiba Mais...

Nos cabelos...
A glicerina age extraindo a umidade do ar, levando-a para os fios. Ela também  proporciona uma barreira ao redor dos fios, mantendo assim, a umidade no interior destes. Além dos benefícios hidratantes, a glicerina também contribui  para fortalecer o cabelo, diminuindo a quebra e a formação de pontas espigadas.

Cabelos Porosos:
Quem sofre de porosidade capilar, deve tomar cuidado ao utilizar glicerina nos cabelos. Se o grau de porosidade for grande, e o clima ao redor for muito úmido, com o uso constante da glicerina, os fios absorverão muita água, e ficarão excessivamente saturados pela umidade, o que pode fazer com que os fios percam a sua elasticidade, e ocorra uma grande quantidade de quebra ao manipulá-los.

Cabelos secos:
Se você tem cabelos secos, procure usar a glicerina (ou produto que a contenha) em ambientes com pelo menos 70% de umidade. Evite o uso de glicerina nos cabelos, se você estiver em ambientes muito secos; pois a secura do ar contribuirá para ressecá-los ainda mais, porque em vez de hidratar, a glicerina  irá tirar a umidade do seu cabelo. Portanto, se seus cabelos são ressecados e você reside em região de clima mais seco, procure usar a glicerina diluída em maior quantidade de água, ou ainda, acrescentar o óleo de jojoba à mistura. Por apresentar uma constituição muito semelhante ao sebo natural da pele e dos cabelos, o óleo de jojoba possui o poder de penetrar rapidamente na pele e nos fios, sem deixar resíduos oleosos, além de ter uma itensa propriedade hidratante. Também é muito utilizado no tratamento da caspa e ajudar no crescimento capilar.

Cacheados:
Cabelos encaracolados se beneficiam com a glicerina, pois ela ajuda a reduzir o frizz, além de definir e manter os cachos. Além disso, retém a umidade nos fios, tornando o cabelo flexível e resistente.

Colorações:
A glicerina também é capaz de penetrar na cutícula do cabelo, e desbotar a pigmentação das tinturas. Logo, se você usar uma coloração semi-permanente (como tonalizantes) a glicerina ajudará a desbotar a cor mais facilmente. Já nas colorações permanentes (onde as partículas são muito menores e absorvem mais rápido nos fios), após a primeira lavagem, as partículas da cor serão absorvidas para a haste do cabelo, e aí a glicerina já não será capaz de alcançá-las. Portanto, se fizer uso de coloração, melhor usar a glicerina 48 horas após a aplicação da tintura, após a cor já ter fixado.

Algumas dicas de utilização da glicerina nos cabelo:

1- Faça um spray  hidratante, misturando 1 parte de glicerina e 5 partes de água . Agite bem. Adicione três gotas de um óleo essencial, e  pulverize sobre os cabelos úmidos.
sugestões de óleos essenciais:
- Óleos essenciais para o cabelo seco: sândalo, ylang ylang, lavanda
- Óleos essenciais para cabelos normais: alecrim, rosa, lavanda, gerânio
- Óleos essenciais para cabelos oleosos: limão, sálvia, melaleuca, lavanda, gerânio
- Óleos essenciais para caspa e coceira no couro cabeludo: alecrim, melaleuca, limão, camomila, lavanda

2- Misturar 10 ml de glicerina ao condicionador, caso sua formulação não a contenha.

3- A glicerina também pode ser usada misturada às máscara de hidratação. Algumas gotas adicionadas à máscara, serão o suficiente.

4- Para coceira no couro cabeludo: Faça uma mistura de água e glicerina e aplique no couro cabeludo, massageando bem. Enrole a cabeça com uma toalha molhada com água quente, deixe por 20min, e lave os cabelos.


5- Spray: óleo de jojoba + água + glicerina + condicionador sem álcool.

6- Após lavar e condicionar seu cabelo, como faria normalmente, aplique a glicerina nos cabelos úmidos. Use os dedos para massagear o couro cabeludo, e enluve as mechas com foco nas áreas mais secas. Aguarde até cinco minutos e depois enxágue bastante com água morna. Faça isso de 1 a 3 vezes por semana.


 Espero que tenham gostado. Xeruuuuu.... Bjks!



Fontes:
http://www.clubedocabeloecia.com.br/
http://jurovalendo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário